Para ilustrar a situação vale lembrar do trabalho que foi proposto partindo-se de uma situação problema hipotética. Um palestrante muito esperado por toda a comunidade escolar foi impedido de se apresentar. Hipoteticamente ele foi atingido pelo H1N1 ou pela Febre Chikungunya (poderímos escolher).
Partimos desta situação problema para desenvolver o trabalho em diversas etapas de acordo com o esquema abaixo.

Para avaliar um trabalho tão complexo precisamos definir critérios objetivos e níveis de expectativa.
Apresentamos, então, no nosso último encontro a Avaliação por Rubricas como possibilidade.
Segundo definição de Maria Alice Soares
"Rubricas são esquemas explícitos para classificar produtos ou comportamentos, em categorias que variam ao longo de um contínuo. Podem ser usadas para classificar qualquer produto ou comportamento, taiscomo redações, ensaios,trabalhos de pesquisa, apresentações orais e atividades. A avaliação pode ser feita pelos próprios estudantes, ou por outros, como professores, outros alunos, supervisores de trabalho ou revisores externos. Rubricas podem ser usadas para prover feedback formativo dos alunos, para dar notas ou avaliar programas.
Leia todo o artigo clicando aqui.
Exemplo de rubrica do bom participante:
Na primeira coluna, descrevemos os critérios. Nas outras, os níveis de expectativa, sendo o último o mais elevado. É bom evitar que tenham muitos critérios para que os estudantes não se percam. Evite mais que cinco critérios numa avaliação.
É importante lembrar que este tipo de avaliação deve ser apresentado ao longo do trabalho, e não no final. Isto se faz necessário para que os estudantes possam conhecer, de antemão, os critérios que servirão de referências para sua avaliação e possam buscar o nível máximo.
Esta forma de avaliação pode ser utilizada, não só pelos professores, mas também em uma auto avaliação criteriosa. É interessante que os níveis sejam colocados na primeira pessoa, para que os estudantes se vejam ali.
É sempre importante também que o professor pesquise mais sobre o assunto e experimente. Que sejam feitas as adequações às diversas situações.




