quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Caça ao Tesouro digital usando o QR Code

A brincadeira chamada "Caça ao Tesouro" pode ser muito divertida e instigante para crianças e adolescentes. Pode ajudar no desenvolvimento físico e intelectual. Na verdade, esta brincadeira pode se tornar memorável! Para ser assim ela depende de um bom planejamento de um adulto. 
Ela consiste basicamente em encontrar um tesouro através de pistas. A primeira pista é apresentada e esta, após ser decifrada, levará os participantes até outra pista e assim até chegar ao tesouro. Ela pode ser feita de várias formas, e na nossa, fizemos diferente de quade todas. Nela tesouro vai sendo encontrado ao longo do trajeto. E, como vivemos na era digital, utilizamos o QR Code. Para decifrar as pistas utilizamos um aplicativo de celular chamado Leitor de QR Code. Para saber mais sobre o funcionamento deste código clique aqui.
Nossa proposta foi inspirada em um relato de experiência de uma professora de uma cidade do interior do Piauí apresentado no site porvir.org Para conhecer esta experiência, leia o código abaixo. 


Como foi visto no link sobre o funcionamento do QR Code, podemos utilizar este mecanismo para codificar textos, links para sites ou blogs, dados pessoais, referências geográficas, entre outras coisas. No nosso caso, colocamos um texto, um poema do Drummond - Ausência, dividido entre as pistas, orientações para fazer selfie, link para um canal do Youtube, o sala de aula 3.0 Através das pistas apresentamos também um site muito interessante para todos nós, professores do Ensino Fundamental, que é o Escola Digital.
Para utilizar o QR Code para criar um Caça ao Tesouro pedagógico é muito fácil, porém, depende de um bom planejamento da brincadeira. 
Para criar os códigos devemos procurar sites na internet que são "geradores de QR Code".  Existem vários, alguns onde é preciso fazer um cadastro e outros totalmente gratuitos e sem cadastro. Um exemplo este é o goqr.me


 Nesta tela, para textos, adicionamos textos de até 300 caracteres. Logo após a inserção, o código é gerado. Basta fazer o download do arquivo e salvá-lo. Temos a opção de baixá-lo em png ou jpeg. Os dois são formatos de imagem, que posteriormente, poderemos utilizá-lo onde for melhor. 

Clique em PNG ou JPEG e salve a imagem

É simples assim, sem mistério. Para colocar o endereço de um site, clique no ícone do globo, no passo 1. Type, conforme a primeira tela.
Sempre use o http:// antes. 
Para obter o leitor do QR Code, baixe o aplicativo no seu celular e... Experimente!

 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Desafio nas nuvens... Nuvens de palavras!

Sim está proposto o desafio: criar uma atividade em que se utilize  "Nuvem de Palavras"! A nuvem de palavras é criada a partir da colocação de um texto no site www.wordle.net  As palavras que aparecem mais ficam em destaque, aparecem em tamanho maior. Aquelas que aparecem menos, aparecem em tamanho menor.  Podemos, inclusive, criar nuvens com palavras pré selecionadas e, propositadamente repetidas mais vezes para que apareçam em tamanho maior. Assim como a que está logo abaixo.


 O primeiro passo é escolher um texto. Pode ser digitado por nós, pode ser retirado de algum site. Basta selecioná-lo e copiá-lo: Ctrl + C.

Acessando o site: www.wordle.net encontramos uma tela como a abaixo:
 Ao clicar em Create abrirá uma nova janela como a que está abaixo. Clicamos em seu interior e colamos lá o nosso texto. Depois, clicamos em Go.

A Nuvem de palavras está feita!
Podemos alterar a configuração da Nuvem, clicando em Randomize. Apesar do site estar em inglês, conseguimos alterar nossa Nuvem explorando as abas que se localizam na parte superior como Color, Layout, Font. Após escolhermos o formato da nossa Nuvem, basta salvá-la, clicando na parte de baixo, à direita, Save as PNG.